Sindhospi discute parceira com Sebrae em prol do Polo de Saúde

O presidente do Sindicato dos Hospitais do Piauí (Sindhospi), Jefferson Campelo, se reuniu na quinta-feira (30), com o diretor técnico do  Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Delano Rocha, e a consultora Aureni Lima, para firmar uma parceria em prol do Polo de Saúde de Teresina.

Segundo Campelo, Teresina já foi o maior polo de saúde do Norte e Nordeste, mas perdeu a posição para outros estados. “Diante da situação atual, o Sindicato veio ao Sebrae para firmar uma parceria para reestruturar o polo de saúde de Teresina. Além de incentivar trabalhadores informais, formais, pensões, hotéis, restaurantes, entre outros estabelecimentos, a investir mais no polo e assim melhorar o atendimento aos clientes e atrair mais pessoas”, destacou.

Outro ponto que foi tocado é sobre a estrutura do Polo. “No local não há uma galeria. Sendo que quando chove fica tudo alagado. E isso prejudica a imagem do Polo e também é um perigo para a saúde das pessoas. É por isso que precisamos nos movimentar e melhorar cada vez mais os serviços que oferecemos. E isso não se restringe só a clínicas e hospitais. Mas também a toda a cadeia de serviços que atende a este paciente”, defendeu Campelo.

De acordo com o diretor técnico do  Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae),  Delano Rocha, o Sebrae elaborou uma pesquisa em 2011 sobre o Polo. Com base no estudo foi constatado que circula cerca de R$ 50 milhões por mês nas pensões. Segundo Delano, a melhoria da estrutura e a capacitação dos prestadores de serviços ajudará ao setor e também aos pacientes e clientes. “Um trabalho em conjunto vai nos permitir fazer um diagnóstico mais aprofundado do setor, identificar os gargalos e montar um plano de ação efetivo”, aponta.

A consultora do Sebrae, Aureni Lima, disse que o órgão está promovendo a criação de uma Câmara Setorial da Saúde, que reunirá representantes de Sindicatos da área de saúde e o poder público. “Poderemos discutir os problemas, definir um plano de ação e designar os trabalhos para cada membro da Câmara. Assim teremos mais efetividade no trabalho”, acredita.

Polo de Saúde

Localizado no Centro de Teresina, o Polo de Saúde cresceu em torno do Hospital Getúlio Vargas, reunindo hospitais, clínicas, consultórios médicos e laboratórios, além de lojas de produtos ortopédicos e de materiais médico-hospitalar e óticas.  A área começou a se desenvolver na década de 90, quando foram inauguradas várias clínicas e hospitais particulares. E acabou se constituindo em um Centro de Referência Regional na área da Saúde recebendo pacientes tanto do interior quanto de outros Estados como Maranhão, Pará e Ceará.

Diariamente o Polo atende, em média, 300 pacientes, destes 30% são da própria Capital, 50% do interior do Piauí e 20% de outros estados. Estes dados são similares ao apontados pela pesquisa realizada pelo Sebrae que mostrou que 21,2% dos pacientes atendidos no Polo Saúde são de outros estados, especialmente Maranhão e Pará, e 68% são do Piauí, sendo 32% do interior.